sábado, 21 de março de 2009

Carpe Diem



Carpe Diem é uma frase em latim de um poema de Horácio, e é popularmente traduzida para colha o dia ou aproveite o momento. É também utilizado como uma expressão para solicitar que se evite gastar o tempo com coisas inúteis ou como uma justificativa para o prazer imediato, sem medo do futuro.

Os defensores do Carpe Diem defendem que o "espírito" da frase pode ser entendido como aproveitar as oportunidades que a vida lhe oferece no momento em que elas se apresentam ou ainda "aproveitar a vida e não ficar apenas pensando no futuro".

Os críticos dizem que viver o hoje e não se preocupar com o amanhã é um estilo de vida largamente difundido pela mídia e atrelado aos valores do consumismo e materialismo como meios de obtenção do prazer. Jovens são facilmente seduzidos pela ideologia por não conhecerem o futuro e serem mais apegados a imagem. O dilema que se apresenta à todo indivíduo "viver o hoje ou se preparar para o futuro?" é bipolar e sempre muito controverso principalmente se aplicado aos dias atuais onde a incerteza de estabilidade e segurança é uma constante na vida das pessoas.

Aos experientes a interpretação varia de acordo com a percepção da vida. Um defensor pode argumentar que "passei tantos anos da minha vida poupando e pensando no futuro pra chegar até aqui e descobrir que não vivi nada" e os críticos "se tivesse me poupado mais, economizado mais, me precavido mais, não teria chegado a essa situação de miséria que me encontro".

Podemos ver a expressão ou filosofia Carpe Diem na música (Fresno, Catedral, Dream Theater, Metallica), na literatura (se eu citar aqui, ficarei até amanhã) e no cinema (A Sociedade dos Poetas Mortos).

A primeira vez que vi a expressão Carpe Diem, foi no livro Depois Daquela Viagem de Valéria Piassa Polizzi, ótimo livro, recomendo à todos. Se lerem entenderão que a expressão tudo tem a ver com a história que o livro conta.


Não se esqueçam....


C a r p e D i e m !


P.S: Viva intensamente, porém com responsabilidade.

10 colheram o dia:

*O PRAZER DE EDUCAR* disse...

QUERIDA MARINA TENTEI DE TODAS AS MANEIRAS ADCIONAR O TEMPLAST NO MEU BLOG MAIS NAO CONSEGUI.
SE VC PUDER ME PASSAR O SITE Q VC TIROU ESSE E COMO PASSO P MEU BLOG AGRADEÇO EM NOME DE TODAS AS MENINAS.
ATÉ ENCONTREI UNS BEM LEGAL MAIS NAO CONSEGUI BAIXAR NO BLOG....

Anônimo disse...

hoje fiquei com preguiçã de ler oh, tou morrendo de sono, depois passo com calma!
;**

Anônimo disse...

Carpe Diem!!
**'

Anônimo disse...

Poxah.. !! É, fiquei mto feliz com os selos mesmo... pena q não consegui coloca-los no meu blog .. AHuhuAHahAH .. as imagens não aparecem .. "/

Mas po, essa frase eh tudo.. eu jah ouvi essa frase nekele filme "sociedade dos poetas mortos", não sou muito de ler, apesar de ficar horas lendo blog's .. AHuahHUauhUAHa...

Mas esse eh o segredo.... viver intensamente! ...

bjos. xD

Anônimo disse...

CARPE DIEM sempreee


;D

adorei o teu blogg

bjs

Unknown disse...

Marina, esse livro que você citou da Valéria fala sobre ela ter contraido o vírus do HIV não é?Sei que o nome do livro e da autora não me é estranho, não o li mas morro de vontade de ler.Eu conhecia a frase Carpe Diem mas não sabio o significado uma vez encontrei no google o significado mas estava meio complicado de entender, você com o seu bloguinho me explicou de uma forma mais compreensiva, obrigada! :D

Beijinhos Marina

Edson Nunes / disse...

Viver intensamente é uma arte complexa, ainda mais com responsabilidade.

Gostei do blog.

Abraços..

Raphael Cordeiro disse...

tem selo pra vc no meu blog linda *_*
bjos

Daniel Savio disse...

Mas as vezes gasta o tempo atoa é bom, é claro que desde seja com amigos...

Fique com Deus, menina Marina Melow.
Um abraço.

Charmosa Vike disse...

Carpe Diem é o que muitas pessoas devem aprender... Infelizmente existem pessoas que aprendem da pior forma possível, como no livro de Valéria Piassa Polizzi. Mais apesar de tudo destaco que já li este livro e ele é um aprendizado.
Bjks.E parabéns pelo blog é lindo.